sexta-feira, 12 de março de 2010

Nanotecnologia na Armamento

.
É outro sector que promete usufruir bastante da Nanotecnologia.
São investidos milhares de dólares, anualmente, nesta área e alguns protótipos já se encontram em funcionamento, demonstrando todo o potencial dessas aplicações.

O exército dos E.U.A. está a desenvolver uma nova versão de um uniforme de combate, utilizando a Nanotecnologia. Este uniforme "inteligente", que foi desenvolvido no Instituto de Nanotecnologia para os Soldados do MIT, é feito com fibras e no seu interior há um fluído que pode tornar-se sólido como uma tala de gesso, todas as vezes que o tecido é perfurado por um projéctil, permitindo ainda o engessamento imediato de uma perna ou de um braço fracturados em combate. Está equipado com um sistema de sensores aplicados no tecido da roupa, que além de bloquear toxinas e realizar o controlo dos sinais vitais, permitem ainda que os soldados fiquem camuflados. O uniforme, que visa colocar o soldado como se fosse parte do ambiente, é resultante de processos químicos que reproduzem as cores ao seu redor, como se fosse um autêntico camaleão.
.

Estão em estudo ainda, umas botas com propulsão que permitirão aos soldados saltar a grandes distâncias.


Ainda em relação a aplicações da Nanotecnologia no sector militar, uma grande empresa americana assinou um contrato para desenvolver uma "cabine virtual" para a próxima geração de helicópteros da força aérea americana. O RSD projectaria os dados do voo, medidas externas e objectivos da missão na retina do piloto. Isto eliminaria a necessidade de instrumentos e indicadores do painel de bordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário