sexta-feira, 12 de março de 2010

Nanotecnologia na Alimentação

A escassez mundial de pesquisas científicas sobre o uso da nanotecnologia em alimentos significa que as autoridades de segurança alimentar são incapazes de regulamentar devidamente produtos que podem ser benéficos ou prejudiciais à saúde, sendo assim pouco se sabe acerca desta tecnologia sobre a sua segurança.

Apesar destas tecnologias mostrarem o potencial de propiciar alguns beneficios significativos aos consumidores, é extremamente importante fazer pesquisas detalhadas e completas sobre as potenciais implicaçoes de saude e segurança, a fim de garantir que os possiveis riscos sejam identificados.

A tecnologia vem sendo elogiada como nova forma de produzir materiais mais fortes e leves, cosméticos melhores e alimentos mais saborosos ou saudáveis, mas a escassez de pesquisas científicas em todo o mundo significa que os potenciais riscos e benefícios das nanopartículas nos alimentos são em larga medida desconhecidos.No momento, existem cerca de 600 produtos contendo nanomateriais no mercado, mas apenas cerca de 80 deles são alimentos ou assemelhados, e destes apenas dois estão à venda no Reino Unido. Do mesmo modo que será possível fabricar um relógio ou um par de sapatos, será possível recriar os alimentos directamente a partir do ar e de alguns resíduos. É possível, certamente, chegar-se a um filete com batatas e salada, sem passar pelo cultivo da alface, das batatas, do crescimento do animal... uma vez que somente o prato final chega à nossa mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário