sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nanotecnologia na Informática

.

A nanotecnologia é aplicada, actualmente, em mais de 800 produtos. Contudo, vamos referir os que mais interessam.

Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes electrónicos que se utilizam mais da nanotecnologia. No actual mercado encontram-se processadores de 45nm, os quais possuem uma tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade.
Evidentemente, o processador não tem dimensões em nanómetros, mas as peças dentro dele são desta escala minúscula.
.
Além dos processadores, as placas de vídeo têm vários componentes nanoscópicos. Tanto NVIDIA como ATI possuem processadores gráficos (os famosos GPUs) elaborados com tecnologia nano. Vale frisar que cada novo modelo que sai, os GPUs ficam mais poderosos e ao mesmo tempo, tendem a utilizar uma tecnologia nano em menor escala.


Algumas placas utilizam nanotecnologia de 90nm, já as placas mais modernas utilizam 55nm ou até menos.

Os vídeos jogos possuem tantos componentes internos, e tudo cabe num espaço tão pequeno, que provavelmente se não fosse utilizada a nanotecnologia em vários desses componentes, eles seriam caixas enormes e pesadas.



Graças aos componentes nanotecnológicos, os vídeo jogos tornaram-se incríveis e são verdadeiras plataformas de entretenimento.

4 comentários:

  1. Com que forma de implementação integro os nanoeletrônicos de forma atômica? Microscópio de varredura por tunelamento? Como é o transistor nanoeletrônico? Estou curiosa.

    ResponderEliminar
  2. funciona do mesmo jeito só que é menor kkkkkkk

    ResponderEliminar