sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Como tudo começou...


1959 - O conceituado físico e nobel Richard Feynman discutiu as possibilidades, vantagens e mudanças, com a obtenção de materiais em nanoescala. Como exemplo foi a ideia de ser possível resumir na cabeça de um alfinete, os 24 volumes Enciclopédia Britânica.


Feynman referiu-se também a diferentes objectos e áreas cientificas, podendo ser optimizadas com o desenvolvimento da tecnologia em nanoescala, tais como computadores mais rápidos e avanços nas ciências biológicas.


Contudo, só nos anos 80, a descoberta de Feynman começou a ter condições de apoio económico e de investimento cientifico e tecnológico para assim se tornar realidade.


1974 - Criação do termo nanotecnologia, pelo Japonês Norio Taniguchi. A palavra foi divulgada quando Eric Drexler se referiu á construção de máquinas em escala molecular, de apenas uns nanometros de tamanho como braços de robô, motores e computadores, muito menores que uma célula. Os estudos vêm-se desenvolvendo com regularidade e os governos de diferentes países têm incluindo as nanociências e as nanotecnologias como prioridade nos seus investimentos.


1997 - A Europa Ocidental, os EUA e Japão já hão investido 500 milhões de dolares em programas na área. A Alemanha actualmente funciona com seis grandes centros e pesquisa no sector, a China investe fortemente na área de química, e o programa americano, o Foresight Institute dirigido pelo professor K. Eric Drexler.

Sem comentários:

Enviar um comentário