sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nanotecnologia na Indústria Têxtil

.
Através de materiais nano, muitíssimo pequenos, os fabricantes podem conferir novas propriedades aos tecidos dando- lhes assim, uma nova funcionalidade. A nanotecnologia permite que os tecidos tenham características especiais como anti-bactericidas à base de prata, minúsculas cápsulas de agentes hidratantes, desodorizantes, repelentes de insectos e anti-tabaco, anti-humidade. Sem a nanotecnologia não seriam possíveis tais aplicações pois estas ficam entre as fibras dos tecidos.

Como funciona?

As nanopartículas são adicionadas às fibras durante a fabricação do tecido. Nessas partículas ficam as substâncias encarregadas das diferentes propriedades. Proporcionam assim o efeito esperado, mas desaparecem depois de cinquenta lavagens. Impacto no preço: as roupas ficam, em média, 30% mais caras.


Roupas já feitas:

Estilistas e pesquisadores de universidades europeias utilizaram nanotecnologia para desenvolver roupas que podem manter o equilíbrio térmico e bloquear raios UVA e UVB ou repelir mosquitos. As chamadas roupas inteligentes também podem liberar essências naturais que acalmam e levantam o ânimo.

Um dos lançamentos previstos para este ano é um vestido de noiva com aromas de baunilha e de jasmim que podem acalmar os nervos e relaxar. Para o dia-a-dia a sugestão são roupas com aroma de morango e maçã, que podem estimular os ânimos.

Estilistas também desenvolveram roupas antistresse que contêm microcápsulas antiestáticas que evitam que as mulheres carreguem a energia eletroestática de telemóveis ou de computadores.

Outra novidade é as roupas antimosquitos, que por meio de um produto repelente consegue espantar o insecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário